Olá mais uma vez leitores!
Hoje irei abordar brevemente duas síndromes que me chamam muito a atenção por suas peculiaridades, espero que gostem!
***
Você se lembra da cena em que Alice se depara com um frasco de liquido em que a faz encolher e um bolinho que a faz crescer? a perspectiva de tamanho que a própria personagem tem e que nos faz ter são magicamente desproporcionais e desconfortáveis com relação a cena em que se passa. E se essa visão de tamanhos incomuns acontecesse na vida real?
Essa síndrome se chama macropsia e micropsia, é uma doença neurológica em que se a percepção de tamanho e espaço é distorcido, resultando em terror e apreensão com relação a si e ao espaço em que está. Essa doença é associada a enxaqueca, trauma cerebral, consumo de drogas e infecções. O tratamento indicado seria o descanso.
Outra síndrome bastante peculiar é a síndrome de Cotard. Na qual podem ser diagnosticadas pessoas com depressão psicótica ou esquizofrenia, também conhecida como delírio de negação, o afetado tem a convicção de que está morto e/ou de que não existe ou que seu corpo está em decomposição e que não existem órgãos em seu corpo e sensação de ausência de sangue. Infelizmente essa síndrome não é considerada uma doença.
***
Leitor, você já imaginou alguma dessas síndromes? já pensou no quão desesperador pode ser sofrer de algo desse tipo? Comente o que achou!
Escrito por: Camila Cruz
De: Não Entre Aqui e Ler Pode Ser Assustador
Nenhum comentário:
Postar um comentário