Alguns países latino-americanos, principalmente o México, são conhecidos por terem uma cultura diferente em relação à morte e espíritos. As pessoas são muito religiosas, mas sua visão quanto ao mórbido não é exatamente trágica como a nossa. Existe, por exemplo, o Día de Los Muertos, festividade que ocorre no Dia de Finados.


  Todo ano, para comemorar a perda de entes queridos (isso mesmo, comemorar), muita gente veste belas máscaras de caveiras coloridas e reúne-se em cemitérios, para deixar presentes sobre túmulos, se divertir, dançar, beber e até fazer piqueniques. Eles acreditam que toda essa celebração ajuda os mortos a descansarem em paz. Talvez por causa dessa relação tão íntima com a morte, muitas lendas intrigantes sobre fantasmas e demônios têm a origem ligada aos países da América Latina. Deixarei aqui algumas das minhas preferidas.


1 - La Llorona




  Uma das mais conhecidas, e existem várias versões, porém a história é sempre essencialmente a mesma, e tem sido contada e recontada por centenas de anos. Havia uma linda mulher chamada Maria que se apaixonou por um homem o qual jamais poderia ter. Alguns dizem que era porque ele não queria se envolver com uma mulher com filhos. Outros, que ele teve um caso com Maria e a abandonou para ficar com outra, deixando-a sozinha com seus três filhos. Mas o desfecho nunca muda.

  Para poder ficar com ele, Maria decide afogar todos os seus filhos. Quando o homem a rejeita novamente, ela suicida-se pulando em um rio da Cidade do México. Conta-se que agora, La Llorona (literalmente, "A Chorona"), está condenada a vagar eternamente em busca dos filhos que ela mesma matou. Supostamente, seu fantasma emerge do rio em que ela tirou sua própria vida e pode ser visto nas madrugadas, chorando e chamando por seus filhos.  Ela grita "ay, mi hijos!", ou seja, "oh, meus filhos!"

  Dizem que ela leva consigo as crianças que encontra perdidas, pois elas a lembram de seus filhos. Antes de ela surgir, é possível ouvir seus gritos lancinantes, e quem ouve o choro da Llorona sabe que seus dias estão contados.

2 - El Silbón



  Trata-se da história de um jovem que foi acusado de matar seu próprio pai e devorar os órgãos. A lenda surgiu na Venezuela e diz que o assassino está condenado a caminhar entre os vivos como alma penada. Dizem também que ele carrega por aí um grande saco contendo os ossos de seu pai. Seu nome significa algo como "o homem que assovia", apelido que ele recebeu porque as pessoas que o viram relataram ouvir um assovio alto e agudo à medida em que ele se aproximava. Outros dizem que, na verdade, uma melodia estranha pode ser ouvida quando ele aparece. De uma forma ou outra, se você ouvir o sinal do Silbón, não adianta fugir.

3 - La Casa Matusita


  La Casa Matusita, localizada na cidade de Lima, no Peru, não parece ser nada além de uma construção antiga, abandonada e inofensiva, com suas paredes pintadas de amarelo e nenhum outro detalhe particularmente chamativo. Mas, na verdade, é conhecida como o edifício mais assombrado da América Latina. 

  Ninguém sabe das verdadeiras origens da casa, portanto há muitos boatos tentando explicar como surgiram os fantasmas que parecem habitá-la. Uma lenda diz que os espíritos foram convidados de uma festa que ocorreu ali, na qual todos enlouqueceram e massacraram uns aos outros. Outra versão diz que a casa pertenceu a uma bruxa que oferecia seus serviços macabros a qualquer um com dinheiro, provocando muitas tragédias na cidade. De acordo com mais outra história, um homem que viveu ali teria assassinado toda a sua família antes de se matar.

  Dizem que o segundo andar da casa é a parte mais assombrada, e ainda, que qualquer pessoa que ouse entrar nele não conseguirá manter a sanidade por muito tempo. Há quem diga que nos anos 60, um repórter entrou lá para investigar a suposta atividade paranormal e enlouqueceu em seguida. É fato que o prédio permanece em aluguel há décadas.

4 - El Tunchi


  Esta é a história de um espírito maligno que supostamente assombra a floresta tropical peruana. A lenda diz que ele é o fantasma de um homem que se perdeu na floresta e vagou por muitos dias até finalmente morrer. Sua alma angustiada ficou presa no local, e dizem que ele ainda caminha pela floresta, sibilando para qualquer infeliz que cruze seu caminho. Os habitantes locais dizem que quem ouve o som deveria receber como um aviso pois, se você sibilar de volta, El Tunchi virá atrás de você e te matará de uma maneira mais horrível do que você é sequer capaz de imaginar.

5 - El Viejo del Saco


  Provavelmente você já ouviu falar nesta lenda. Talvez nunca a tenha achado muito aterrorizante, nem mesmo quando era criança e sua avó lhe contava como ameaça para que você se comportasse direitinho. E se eu dissesse que o tal do "homem do saco" é uma figura conhecida por toda a América Latina, desde os tempos imemoriais? Pois é. Dizem que a história do maníaco que sequestra crianças e as enfia em um saco teve origem na Espanha, mas foi transmitida oralmente através de diversos países latino-americanos, tais como Brasil, México, Chile e Cuba. Mas a verdadeira explicação por trás do conto de terror infantil é menos conhecida.

  Diz a versão original que, não se sabe ao certo em que século, viveu um homem que buscava desesperadamente uma cura para a tuberculose da qual sofria. Um curandeiro lhe disse que se ele bebesse o sangue de uma criança, ficaria curado. O homem não hesitou em sequestrar um menino e cortar sua garganta para tomar seu sangue como se fosse remédio. Acontece que isso não o salvou. Muito pelo contrário. Por seus atos hediondos, ele foi condenado a passar a eternidade caminhando a esmo pelas ruas, trazendo um saco preto e procurando criancinhas para tentar curar sua doença.

  De qual lenda você mais gostou? 
  São apenas intrigantes ou realmente assustadoras? 
  Será que alguma possui um fundo de verdade?



10 comentários:

Pages