Sob a Sombra


Babak Anvari foi mais um diretor que estreou em 2016 com o pĂ© direito. Em todos os festivais por onde passou, seja de gĂȘnero ou nĂŁo, Under the Shadow (2016), seu primeiro longa metragem, saiu contabilizando vĂĄrias e vĂĄrias crĂ­ticas positivas, alĂ©m de alguns prĂȘmios aqui e ali. Tudo isso com atores desconhecidos, num filme falado em persa e com um tipo de assombração que foge do padrĂŁo convencional.


Durante a guerra entre Irã e Iraque, que durou de 1980 a 1988, uma família vive sobe tensão na capital Teerã, que estå prestes a ser bombardeada pelos mísseis de Saddam Hussein. Iraj (Bobby Naderi), o pai, que é médico, é enviado para uma cidade mais próxima da fronteira para ajudar com os feridos da batalha. A esposa Shideh (Narges Rashidi) recusa-se a ir e permanece no apartamento com a filha pequena Dorsa (Avin Manshadi).


É a partir daĂ­ que as duas começam a viver outro drama. ApĂłs a boneca de Dorsa desaparecer misteriosamente, mĂŁe e filha passam a ser assombradas por Djinns, criaturas da mitologia do Oriente MĂ©dio que nesse filme se apossam de bens queridos das pessoas para depois tomar seus corpos e almas. Para piorar, a iminĂȘncia de um bombardeio vai fazendo com que os outros moradores abandonem o prĂ©dio, deixando as duas cada vez mais isoladas.


Em entrevista ao site inglĂȘs Den of Geek, Babak Anvari contou que nasceu em TeerĂŁ durante o conflito, mas por conta da idade nĂŁo lembra de muita coisa. Seu roteiro baseou-se nos relatos de parentes e amigos da famĂ­lia. HistĂłrias em ambientes tensos sempre rendem coisas interessantes, mas juntar essas memĂłrias traumĂĄticas com a superstição de uma cultura milenar e criar algo consistente nĂŁo Ă© tarefa fĂĄcil.


Até mesmo porque Anvari se utiliza de todos os cenårios possíveis com maestria: uma nação em guerra, com um regime totalitårio e machista calcado no fundamentalismo religioso, uma cidade sob a mira de bombas, uma misteriosa criança que ficou muda após perder os pais. Tudo isso é explorado na medida certa e se entrelaçam perfeitamente. Até o passado político da protagonista é aproveitado com relevùncia.

AlĂ©m do contexto firme, o longa ainda nos presenteia com cenas assustadoras, mesmo usando efeitos especiais de baixo orçamento. Esqueça qualquer adaptação dos Djinns jĂĄ feita na cultura pop, as criaturas idealizadas por Anvari sĂŁo quase relances e por isso competentes em amedrontar. Por todos esses acertos, Under the Shadow Ă© um dos melhores filmes de horror do ano. 

Direção: Babak Anvari
Roteiro: Babak Anvari
Elenco: Narges Rashidi, Avin Manshadi e Bobby Naderi
Origem: Reino Unido, IrĂŁ, Catar e JordĂąnia


Resenha por: Toca o Terror

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Pages